segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Resumo do filme 'Construindo o planeta Terra'

   Começamos à 4.6 milhões atrás com a formação do planeta terra. Ainda só existia o sol e apenas várias rochas perdidos no espaço e algumas poeiras dos choques entre essas rochas.
   A gravidade começou a puxar as poeiras para pequenas rochas, isto durante milhões de anos, mas ao formar-se o planeta parece uma bola de lava a temperatura era a volta dos 12000 Cº só existia dióxido de carbono, vapor de água e nitrogénio e não havia superfícies sólidas.
   Até que um planeta chamado Theia embateu na terra libertando com o embate triliões de gases e poeiras que acabaram por formar um anel de rochas e poeiras á volta da Terra e que originou a lua.
   Depois a Terra arrefeceu, um dia durava 6h e passado alguns milhões de anos ocorreu uma chuva de meteoros e nos meteoros vinham cristais de sal que traziam água. Isto durou milhões de anos e esses pequenos cristais de sal com pequenas gotas de água formaram o oceano.
   A seguir formam-se  ilhas vulcanicas e com o tempo essas ilhas foram se juntando e criaram um mega continente. A chuva de meteoros volta mas desta vez transportam protainas que vão acabar por formar bacterias  unicelulares. Mas então o nucleo da terra separou as ilhas que tinham formado o mega continente.
   Passado anos e anos o mega continente dividiu-se em dois o que deu orige a muitos vulcões mas derrepente a temperatura desceu para -50Cº e tudo congelou.
   Passado mais alguns anos surgem vulcões que voltam a derreter tudo e ao descongelar as bacterias evuloiram e transformaram-se em uma espécie de lesma com armadura que acabaram por dar origem aos trilopitas e o seu perdador o anomalocaris.
    Até que milhões de anos depois um ser chamado tiquetaliqui o descendente dos crocodilos vem a terra. E assim surgio a vida em plena superficie terrestre.
    Enquanto os seres vivos se formavam fora de água as plantas também se desenvolvem

Sem comentários:

Enviar um comentário